quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A Narrativa Transmídia: o comportamento dos fãs de Game of Thrones através deste conceito

A transmídia é um termo desenvolvido por Henry Jenkins no livro Cultura da Convergência e ainda é considerado muito recente nas áreas de pesquisa em Comunicação. Portanto, transmídia é todo aquele conteúdo que se desenrola de uma mídia pra outra. Por exemplo, quando um um filme é baseado em um livro. Ele passou de um meio para outro. Portanto, narrativa transmídia é quando cada um desses meios contribui de forma distinta para o universo narrativo.

Nas narrativas transmídias, existe um grande processo de intermidialidade. Que seria, o uso de vários tipos de mídia da hora de criar uma narrativa. Por exemplo, o uso de vídeos, áudios e imagens animadas ou não na hora de criar essa narrativa.

As séries americanas, como Game Of Thrones abrange uma multidão de fãs em todo território mundial. No Brasil, o número de downloads que são feitos dessa série é maior do que qualquer outra série que exista. Ela já bateu recorde de série mais baixada em alguns sites que usam o provedor Torrent. Então, os fãs adoram e amam como as narrativas transmídias são aplicadas nesta série. Um exemplo disso é o uso do Facebook, Twitter e Youtube para a disseminação dessas narrativas. O que acontece é transposição de uma mídia para outra. Coisa que geralmente é definida como narrativa transmídia

Essas informações foram tiradas de dois artigos científicos apresentados na ABCiber de 2013. O primeiro artigo você encontra em A Narrativa Transmidiática: conceitos e pequenas dissonâncias por Vitor Lopes Resende e o segundo em Cultura de Fã e Narrativa Transmídia: Análise da circulação e consumo da série Game of Thrones por Valquiria Michela John e Lauro Henrique Wagner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário